O mundo busca gestores dinâmicos e empreendedores e o primeiro passo para esta excelência contemporânea é o aprimoramento contínuo de suas competências e habilidades, tornando-se pró-ativo ao mercado e ao próprio mundo. Nosso objetivo é partilhar caminhos para tal."É preciso mudar, e para mudar é preciso fazer diferença, e para fazer diferença é preciso pensar diferente, e pensar diferente é quebrar paradigmas, é preciso, portanto,acreditar em si mesmo.” NHS

NOSSAS POSTAGENS

A amizade é a certeza de que não estamos sozinhos e que a felicidade é uma dádiva que deve ser dividida. ( The friendship is the certainty of that we are not alone and the happiness is a gift that must be divided.)



sábado, 18 de outubro de 2008

EMPREENDORISMO PEDAGÓGICO



Tive o privilégio de ter contato com um livro de administração, chamado “O Segredo de Luísa”, de Fernando Dolabela, e junto com ele o conceito de empreendedorismo. Deparei-me com um fato: por amar e acreditar na educação, muitas vezes fui um empreendedor pedagógico sem ter a real consciência de que o estava sendo, ainda que estivesse implementando meus sonhos, ponto fundamental de um empreendedor. Escrevi ao autor do livro um e-mail contando parte de minha jornada docente e, ao respondê-lo, indicou-me o seu livro “Pedagogia Empreendedora”, ação reveladora de uma educação contemporânea. Para concluir este encontro de objetivos modernos, fui assistir a uma palestra de Fernando Dolabela na Firjan, Rio de Janeiro, no dia 21 de maio de 2007. Entrei em contato com ele, e ao vir ao meu encontro, gentilmente descendo do palco e sendo muito atencioso, revelei o meu desejo, motivado por sua obra, de criar uma escola/curso com o olhar empreendedor da formação dos alunos.
Toda esta história responde à necessidade de se educar para a vida e, para tal, é preciso muito mais do que trabalhar a informação do aluno; é preciso torná-lo motivado a buscar seus sonhos e não desistir deles. Dolabela define o empreendedor como “alguém que sonha e busca transformar seu sonho em realidade”; portanto, é necessário que cada professor seja um agente provacador dos sonhos de seus alunos e que pergunte a cada um deles o que farão para realizá-los.
“Ao se reconhecer fortalecido em sua individualidade e perceber que, pela construção e realização do seu sonho, poderá simultaneamente protagonizar ações para o desenvolvimento da comunidade à qual pertence, o indivíduo se constitui como ser autônomo capaz de cooperar e libertar sua força criadora.” (DOLABELA, 2003)
Produzir sonhos e despertar sucessos. Este é o caminho para a educação contemporânea; portanto o professor precisa estar aberto às mudanças e se tornar um agente transformador. A ação de orientar o aluno a saber trabalhar a informação é pré-requisito como função docente; porém orientar o aluno a saber transformar a informação, acreditando em si mesmo, nos seus sonhos, nos seus talentos, isto, sim, é empreender pedagogicamente.

Alguns homens vêem as coisas como elas são e dizem: “Por quê?”. Eu sonhos com as coisas que nunca foram e digo: “Por que não?”
George Bernard Shaw (Citado em DOLABELA, 2003)

Todos estes fatos e este encontro com o genial empreendedor Fernando Dolabela justificam o meu empenho em querer transformar a educação em algo transparente, prático e contextualizado. Assim surgiu meu livro sobre prova escrita e toda pesquisa e oficinas que venho desenvolvendo.

Sugestão de leitura:
. PROVA – A ferramenta pedagógica do professor - Nicolau Salerno, Litteris Editora, 2007.
. Pedagogia Empreendedora – Fernando Dolabela – Editora de Cultura - 2003

Nenhum comentário: