O mundo busca gestores dinâmicos e empreendedores e o primeiro passo para esta excelência contemporânea é o aprimoramento contínuo de suas competências e habilidades, tornando-se pró-ativo ao mercado e ao próprio mundo. Nosso objetivo é partilhar caminhos para tal."É preciso mudar, e para mudar é preciso fazer diferença, e para fazer diferença é preciso pensar diferente, e pensar diferente é quebrar paradigmas, é preciso, portanto,acreditar em si mesmo.” NHS

NOSSAS POSTAGENS

A amizade é a certeza de que não estamos sozinhos e que a felicidade é uma dádiva que deve ser dividida. ( The friendship is the certainty of that we are not alone and the happiness is a gift that must be divided.)



domingo, 29 de novembro de 2009

Quem disse que jovem não gosta de poesia e de falar de amor?


Alunos do 6º e do 7º ano do Ensino Fundamental dão um “banho” de arte poética ao participarem do I Concurso de Poesias da E. M. Vereador Sidney de Mello Freiras, em Paty do Alferes, RJ
Em agosto deste ano, apresentamos um projeto à Direção da escola, Professora Verônica, que acolheu prontamente, acreditando que poderíamos fazer alguma diferença no processo ensino-aprendizagem, ou melhor, no projeto educacional da vida de nossos alunos. Dezessete poetas se inscreveram e mostraram talento na arte da palavra. Foram criativos e fizeram a diferença, fazendo uma reflexão sobre a vida.
Aqui etão as três primeiras colocadas apresenatadas na Mostra Cultural da escola, dia 19 de outubro.
1º Lugar
A Vida ( Guilherme de Oliveira)
A vida é feita de amor,
O amor é deito de paixão,
A vida é como o fruto,
O fruto é como um inocente coração.

A vida às vezes é 100%,
Às vezes a vida é sem aproveitamento.
Na vida existe ódio,
Na vida existe o sofrimento.

Quem ama vive,
Porque sem amor não existe vida.
Para que viver, se não tem amor,
Para que amar, se não tem vida.

Na vida tem que existir amigos.
Viver sem amigos deve ser chato.
Faz parte da vida amar
E nenhum verdadeiro amigo tem que deixar de ser amado.

Eu acho que a vida é assim,
Mas é claro que nela existem brigas.
Quem vive sabe que nela há luta,
Porque lutar faz parte da vida!
___________________________________
2º Lugar
Levando a vida (Adriano de Souza Cardoso)
Levando a vida,
eu fico aqui sofrendo;
Levando a vida,
Eu vivo a te querer;
Levando a vida,
Eu tento te esquecer;
Levando a vida
É como eu amo você.
_____________________
3º Lugar
A vida (Iury Joseph Pereira Martins)
A vida é legal,
Legal é viver,
Sentir um amor
Entre eu e você.

Se a vida fosse ruim,
Violência ela teria,
Se fosse amor,
Todos amariam.

Se a vida fosse curta,
Pequena vida seria,
Se fosse grande,
Mais bela eu amaria.

domingo, 8 de novembro de 2009

PAPO DE SALA DE AULA!

POR QUE AS PESSOAS FICAM?

A cada geração de jovens aparecem atitudes que marcam história e geram, na maioria das vezes, discussões e reflexões muito interessantes. É a hora do “ficar”. Verbo que pode exercer função intransitiva, significando permanecer em algum lugar. Pausa! Pensemos: permanecer em algum lugar, não necessariamente acompanhado, ou seja, sozinho. Por que “ficar” neste novo contexto significa exatamente o contrário: não permanecer, estando acompanhado?
Virou moda. Ficar é ser atual, fashion; mais ainda, é, em muitos casos, uma forma de supremacia, quando se mostra a habilidade em namorar (isso é uma outra história), ficando com muitos em uma única noite. Uau! Ficar é... ficar é não criar vínculos, e este é conhecer virtudes e defeitos do outro e quem fica não deseja conhecer para não criar laços. É preciso manter a “liberdade”.
Então, por que as pessoas ficam? As pessoas ficam porque não sabem permanecer. Não sabem compartilhar defeitos, criar vínculos, dividir, sim, dividir, pois no “ficar” só interessa multiplicar.
É preciso criar urgentemente a necessidade de se construir juntos, é preciso que a conquista seja uma ação coletiva, preferencialmente em pares, para que as histórias tenham continuidade, não sejam capítulos que se ligam apenas por uma personagem principal, sozinha, sem coadjuvante; afinal, no ficar, todos os demais são apenas figurantes.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Ofício de Vivência “O Pequeno Grande Príncipe”, uma jornada poética de nossa vida.

A obra “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupery, completa 56 anos de criação. O livro que conquistou fãs em todo o mundo, com tradução em mais de 80 idiomas, apresenta uma temática atual e viva dentro de cada um nós. Amar, partilhar, compreender o próximo e cativar são caminhos que o homem filosofa em torno de sua existência. Assim, realizamos no SESC, Nova Iguaçu, RJ, dia 28 de outubro de 2009, uma oficina de vivência, dividida em três momentos: O Caminho, O Contexto, O Contato. Estavam presentes 46 anos alunos do curso de Formação de Professores do Colégio Estadual Milton Campos, Nova Iguaçu, que se prontificaram a partilhar experiências, fazer reflexões sobre a vida e, para fechar a oficina, escrever uma carta ao Pequeno Príncipe dando dicas de como conquistar um amigo. Foi uma manhã iluminadora, quando tivemos a certeza que “Não se vê bem sem o coração, o essencial é invisível aos olhos.”(Exupéry).
Veja algumas fotos e se desejar conhecer o projeto, entre contato conosco: ferremaentapedagogica@oi.com.br