O mundo busca gestores dinâmicos e empreendedores e o primeiro passo para esta excelência contemporânea é o aprimoramento contínuo de suas competências e habilidades, tornando-se pró-ativo ao mercado e ao próprio mundo. Nosso objetivo é partilhar caminhos para tal."É preciso mudar, e para mudar é preciso fazer diferença, e para fazer diferença é preciso pensar diferente, e pensar diferente é quebrar paradigmas, é preciso, portanto,acreditar em si mesmo.” NHS

NOSSAS POSTAGENS

A amizade é a certeza de que não estamos sozinhos e que a felicidade é uma dádiva que deve ser dividida. ( The friendship is the certainty of that we are not alone and the happiness is a gift that must be divided.)



terça-feira, 30 de agosto de 2011

OFICINA - A literatura Modernista e Contemporâneoa no contexto social

SESC - Nova Iguaçu - 17 de agosto de 2011.  Realizamos a OFICINA LITERÁRIA – O CONTEXTO SOCIAL NO MODENISMO. Com a presença de alunos de escolas públicas (Nova Iguaçu e Conrado / Miguel Pereira), fizemos uma viagem no tempo, percorrendo o caminho dos modernistas a partir da Semana de Arte Moderno, 1922.

REFLEXÕES ILUSTRADAS


• Por que aconteceu? Qual o contexto social do momento?
• Quem foram os artistas que a promoveram? (Exposição de fotos no telão)
• Teatralização de como poderia ter sido a apresentação de algumas poesias, sob vaias, relinchos e miados. (Declamação de poesias pelos alunos, como num palco de teatro, simulando o contexto histórico.)
• Qual a trilha sonora do momento? (Os sons brasileiros de Villa-Lobos)
• Qual a produção artístico-visual do momento? (As pinturas de Anita Malfati e Tarsila do Amaral) – Exposição de algumas obras no telão.

 A utopia social: “E agora, José?”- Carlos Drummond de Andrade A liberdade e a escravidão no trabalho: “Operário em construção” - Vinícius de Moraes
 A realidade como protesto aos poetas que s’o se preocupam com o mundo irreal: “Não há vagas” - Ferreira Gullar.
 A crítica ao sistema sócio-político-cultural: “Vou-me Embora pra Pasárgada” - Manuel Bandeira A crítica atual através da trilha sonora do contexto histórico:
  • Comida – Arnaldo Antunes, Marcelo Fommer e Sérgio Brito
  •  Asa Branca - Luiz Gonzaga
IMAGENS PARA CONTAR A NOSSA HISTÓRIA:






Nenhum comentário: