O mundo busca gestores dinâmicos e empreendedores e o primeiro passo para esta excelência contemporânea é o aprimoramento contínuo de suas competências e habilidades, tornando-se pró-ativo ao mercado e ao próprio mundo. Nosso objetivo é partilhar caminhos para tal."É preciso mudar, e para mudar é preciso fazer diferença, e para fazer diferença é preciso pensar diferente, e pensar diferente é quebrar paradigmas, é preciso, portanto,acreditar em si mesmo.” NHS

NOSSAS POSTAGENS

A amizade é a certeza de que não estamos sozinhos e que a felicidade é uma dádiva que deve ser dividida. ( The friendship is the certainty of that we are not alone and the happiness is a gift that must be divided.)



terça-feira, 25 de janeiro de 2011

DISCURSO DO PRESIDENTE BARACK OBAMA

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA – WASHINGTON

26 DE JANEIRO DE 2011

DISCURSO DO ESTADO DA UNIÃO

Em discurso emocionado, o presidente dos Estados Unidos Barack Obama faz um depoimento de seus desejos de mudanças para o país e toca em assuntos que, vencidos em equipe, definem a qualidade, o poder e a liberdade de uma nação. Aqui, cabe-nos citar dois pontos importantes: Educação e Tecnologia.

O mundo reconhece a importância e a necessidade de uma educação inovadora, transformadora, contemporânea. O mundo reconhece o valor do professor e o seu gesto gerador de futuro através da transmissão e manipulação da informação. Obama citou que estudante com Ensino Médio terá dificuldades para arrumar emprego; é preciso, portanto Ensino Superior. Lamento lembrar que a gestão anterior do governo atual brasileiro incentivou a valorização do curso técnico em nível médio, o que traz como consequências mais empregos de baixos salários e redução de ação inovadora, pois não se preparou pesquisadores nem pensadores. A visão de Obama não é a longo prazo, pois o “futuro” é agora. Quando diz que haverá investimentos na tecnologia e fortalecimento da expansão da banda larga (internet), vislumbra o hoje, o imediatismo. Para atingir essas metas, o Presidente dos Estados Unidos conclamou a cooperação bipartidária, a unificação dos partidos, dos políticos em prol de uma das grandes nações do planeta.

“Não podemos mudar o passado, mas podemos mudar o futuro, pois o passado do futuro é hoje, e hoje podemos fazer mudanças.” A EDUCAÇÃO É O FUTURO.

Nicolau Salerno

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

UMA CAPACITAÇÃO DE SUCESSO EM 2010

UMA GESTÃO CONTEMPORÂNEA DE PROVA ESCRITA
Suporte: Livro "PROVA - a ferramenta pedagógica do professor"


Uma reflexão sobre o instrumento avaliativo prova requer, a priori, o desligamento temporário das endurecidas opiniões e conceitos sobre tal; afinal, prova não é um assunto novo, mas engessado por regras e condutas antigas, que nada favorecem à pedagogia contemporânea. O nosso olhar está em dirigir estudos aos recursos já existem na didática, mas repensando-os, reestruturando-os, adaptando-os ao momento em que vivemos. E ainda, apresentar os novos, contemporâneos, que desfazem o velho conceito de prova como ajuste ou simplesmente como verificação de conteúdos, considerando este instrumento parte do processo educativo.

Sabemos que PROVA, mesmo sob críticas, ainda resiste; podemos, então, torná-la eficiente em todos os objetivos traçado no planejamento das ações pedagógicas. Pesa-nos o olhar único de muitas escolas, em que a prova é apenas um medidor de informação para que o aluno passe num concurso e dê à entidade escolar o mérito de bom ensino, de ensino de qualidade. Que pena! A educação é muito mais que isto, e a PROVA também.

O professor, atrelado, às vezes, a um banco de dados de questões, prefere omitir-se às novas criações, que realmente beneficiarão o processo educativo ao contexto de uma avaliação consciente e eficaz. A educação ainda é uma estrutura evolutiva em que o professor desempenha o papel de condutor: ele é um facilitador da aplicação da informação, que será orientada a se transformar em conhecimento pelo aluno, que estará sendo treinado a pensar, para transformar, pelo talento e pelo estudo, este conhecimento em sabedoria. É exatamente aí que ajuda a criar pensadores e cientistas.

É preciso querer mudar; esta é a principal mudança.

O C. E. Alcindo Guanabara, em Guapimirim, sediou um encontro com cinquenta professores, durante sete horas, para uma discussão educativa e transformadora sobre PROVA, este instrumento avaliativo ainda totalmente presente no processo pedagógico. Foi uma troca qualificativa, motivadora, em que percebemos o quanto o corpo docente quer mudar e fazer a diferença, mas precisa de ações práticas, reais, possíveis, livres das filosofias e didáticas cientificistas, porque na sala de aula a realidade é outras, e só o professor é capaz de mediá-la e transformá-la.

Parabéns aos professores, que se mostraram competentes e talentosos. Vocês já fazem, realmente, a diferença.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011


A Educação no Brasil começa assumir luz própria.


Primeiro de Janeiro de 2011 – A Presidenta Dilma Roussef diz em seu discurso de posse que a Educação é prioridade em seu governo, tendo o professor no comando. O Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, diz, em seu discurso de reeleição, que é a vez da Educação e diz que seu Estado – penúltimo no INDEB 2009 – estará entre os cinco melhores do país.

Há trinta anos no magistério, inovando a cada dia, acreditando sempre que a Educação é o caminho de toda sociedade democrática, sofrendo o enfraquecimento do respeito e do valor; fico, mais uma vez, empenhado em crer que há uma luz no fim do túnel.

O Brasil viveu nos últimos oito anos o esquecimento da Educação, pouquíssimo se fez para fazer a diferença, para realmente avançar. Não vimos em âmbito nacional uma ação concreta que gerasse a curto ou médio prazo uma mudança significativa. Construiu-se pouco, pensou-se pouco, discutiu-se pouco e erradamente, envolve-se pouco o corpo docente, valorizou-se pouco os profissionais da área.

Educação se faz a partir das bases. Gastou-se muito para uma tentativa frustrada de se discutir um “programa” que pouco produziu efeitos duradouros. Verbas são importantes, se seguidas de atitudes adequadas. A primeira dela é a valorização do professor e a restituição de sua dignidade e imagem na sociedade. Afinal, ele é o principal agente de todo o processo. Não é preciso algo mirabolante para sua melhoria. O que as grandes nações fazem para que sua educação seja de qualidade e vislumbre as verdadeiras mudanças, criando pensadores, não apenas técnicos? Tomemos por base modelos que deram certo. Educação nasce da filosofia dos pensadores, que encontra homens com interesse em tornar sonho em realidade. Este é fundamento de toda ciência.

As escolas estaduais – RJ – ganharam vários suportes didático-pedagógicos. Benfeitorias que tornam mais digna a estada do professor em suas dependências. O corpo docente ganhou um notebook com modem de internet (Esqueçamos no momento a performance do computador e a abrangência do modem – não há sinal da operadora escolhida em todas as cidades.). Tais ações beneficiam a aula diante de um bom planejamento. Isto é luz no fim do túnel. Reforçada pelo compromisso do Governador.

Bom poder ver ressurgir essas esperanças em governantes que colocam a Educação como prioridade. Certamente, se cumprirem e não deixarem se aniquilar pelas políticas equivocadas, pelos políticos corruptos e profissionais incompetentes, poderemos ver em breve o nascer de um novo tempo, pois só pela Educação se fazem as verdadeiras mudanças.

É uma pena que a maioria dos políticos não queira ver isso.

Parabéns à Presidenta do Brasil e ao Governador do Estado do Rio de Janeiro pelo posicionamento.