O mundo busca gestores dinâmicos e empreendedores e o primeiro passo para esta excelência contemporânea é o aprimoramento contínuo de suas competências e habilidades, tornando-se pró-ativo ao mercado e ao próprio mundo. Nosso objetivo é partilhar caminhos para tal."É preciso mudar, e para mudar é preciso fazer diferença, e para fazer diferença é preciso pensar diferente, e pensar diferente é quebrar paradigmas, é preciso, portanto,acreditar em si mesmo.” NHS

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domingo, 18 de março de 2012

A ÉTICA NA DOCÊNCIA

Ética na docência

Não é incomum, nós, professores, periodicamente fazermos uma reflexão sobre a ética em nossa profissão. Os fatos na mídia e as decisões equivocadas e sem planejamento de governos despreparados para melhorar o índice educacional do país são razões bastantes para esta reflexão. Mas não o suficiente. Distante dos problemas nacionais, ou mesmo globais, de educação, cada um de nós professor lida diariamente com suas próprias vivências. São dúvidas, anseios, incertezas, desejos, estímulos e desestímulos, metas e desitências. São essas vivências mentais que nos fazem parar para refletir sobre a ética na docência.

O profesor Howard Gardner, autor das Múltiplas Inteligências, define a ÉTICA como uma das cinco mentes que mudarão o futuro (Cinco Mentes do Futuro , Atmed). Diferentes das inteligências humanas, são capacidades que podem ser cultivadas na escola, nas profissões ou no local de trabalho. É claro que as cinco mentes fazem uso das várias inteligências.

"..trato do tipo de mentes de que as pessoas vão necessitar para prosperar no mundo.” “...são aqueles que devamos desenvolver no futuro.”

Ética é moral, deveres e modo de proceder dos homens nas relações com seus semelhantes; honestidade, corpo de preceitos e regras para dirigir as ações do homem, segundo a justiça e a equidade natural. É esta mentalidade que nos faz distanciar de todas as nossas dúvidas e inseguranças e avançar para uma educação fundamentada num mundo globalizado, conquistando resultados significativos para que o discente tenha mais oportunidades de se motivar para realizar seus sonhos.

Mas o ponto mais significativo da ética docente está na relação com todos que partilham de sua vida profissional, não somente o aluno. “Tirar vantagem”, “Dar um jeitinho”, “Faltar e atrasar – como justificativa do desestímulo/baixo salário/insatisfação profissional/desrespeito”, são algumas causas que motivam a falta da ética. Segundo Gardner a falta de ética é “Pregar uma conduta boa e responsável, mas deixar de personificar esse rumo em suas próprias ações; praticar ética em uma arena pequena enquanto age de forma irresponsável na esfere mais ampla (ou vice-versa); comprometer-se com o que é adequado a curto prazo, e não com o que é a longo prazo.”

Deixando de lado alguns obstáculos, citados pelo próprio Gardner, como conservadorismo, modismo, riscos ocultos, importência; ainda cito mais: insensibilidade e egoísmo; teremos um mundo onde o bom trabalho e o bom ambiente não façam parte de nossa rotina e como passamos muitas horas do dia trabalhando, estaremos nos privando de ser mais felizes.

“As pessoas sem ética gerarão um mundo desprovido de trabalhadores decentes e de cidadãos responsáveis: nenhum de nós quererá viver nesse planeta.”

A minha ética de hoje é sugerir abrir o coração e valorizar o trabalho coletivo; a formação de equipes, ou melhor, de times, produzem mais respeito entre as pessoas do grupo e permite que a ética seja a essência do sucesso.

Nicolau Salerno

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