O mundo busca gestores dinâmicos e empreendedores e o primeiro passo para esta excelência contemporânea é o aprimoramento contínuo de suas competências e habilidades, tornando-se pró-ativo ao mercado e ao próprio mundo. Nosso objetivo é partilhar caminhos para tal."É preciso mudar, e para mudar é preciso fazer diferença, e para fazer diferença é preciso pensar diferente, e pensar diferente é quebrar paradigmas, é preciso, portanto,acreditar em si mesmo.” NHS

NOSSAS POSTAGENS

A amizade é a certeza de que não estamos sozinhos e que a felicidade é uma dádiva que deve ser dividida. ( The friendship is the certainty of that we are not alone and the happiness is a gift that must be divided.)



segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Dia do Professor


Prezado Professor,
           Durante todo o percurso da vida docente é possível mensurar a importância dessa profissão, seja pela necessidade de planejar para desenvolver, seja para desenvolver para mudar, seja para mudar para reconstruir.  O homem, em toda sua história, esteve ao lado de um professor, determinado por qual fosse a nomenclatura: mestre, preceptor, facilitador, orientador, educador, pedagogo, catedrático, mentor, instrutor, treinador, tutor.  Este agia como o protetor da construção intelectual de seu “discípulo”.  E o é ainda hoje, mesmo sob o olhar depreciador de parte da sociedade, mesmo sob a tutela desprestigiada da classe, mesmo sob a não uniformidade de moralidade e de conduta de todos os profissionais.  Afinal, na maioria das vezes não é por vocação que se constrói essa carreira.  Profissionais de áreas distintas tornam se professor sem nunca ter passado pelo crivo da pedagogia ou estagiado na educação de base.  Julgam que ter conhecimento, título, permitem desempenhar o papel significativo da educação.  Assim, precisamos urgentemente:
ü  de professores natos, que usem a sabedoria pedagógica para conduzir seu conhecimento em sala;
ü  de professores que se permitam à aprendizagem no momento em que ensinam;
ü  de professores que velejem pelo mar da criatividade e não se tornem apenas advogados daquilo que nunca viram;
ü  de professores democráticos, não jogadores adversários, quando sabemos que todos (alunos e professores) vislumbram a mesma linha de chegada, o mesmo resultado do jogo;
ü  de professores humildes, que se permitam errar, admitir e corrigir;
ü  de professores inovadores, contemporâneos, dinâmicos;
ü  de professores que abandonem as fórmulas consagradas por seus próprios professores, mas que as utilizem na reconstrução de fórmulas modernas e mais eficazes;
ü  de professores que cumpram não apenas metas, mas as modifiquem pela construção de uma educação interdisciplinar;
ü  de professores que não “plantem” apenas alunos, mas pensadores.
E por tudo isso e por muito mais, faço de meu desempenho diário um exercício de cidadania coletiva, pautada no pensar daqueles que se dedicaram, mesmo que por um instante, a realizar uma reflexão positiva da arte de educar.
"Nem todo bom aluno é bom professor."   Santos Dumont

"O professor pensa ensinar o que sabe, o que recolheu nos livros e da vida, mas o aluno aprende do professor não necessariamente o que o outro quer ensinar, mas aquilo que quer aprender."
Affonso Romana de Sant’Anna

"Grande professor será aquele que realiza o que ensina."   Columbano

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”  Cora Coralina

“O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas.”
Jean Piaget

“Só é possível ensinar uma criança a amar, amando-a.”  Johann Goethe

“A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.”  Paulo Freire

“Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebe, muitos transmitem e poucos possuem.”
Karl Kraus

“Existe uma coisa que uma longa existência me ensinou: toda a nossa ciência, comparada à realidade, é primitiva e inocente; e, portanto, é o que temos de mais valioso.”    Albert Einstein


“Diga-me eu esquecerei, ensina-me e eu poderei lembrar, envolva-me e eu aprenderei.”  Benjamin Franklin

“Ensinando, aprende-se.”   Sêneca

“Ensinar é aprender duas vezes.”  Joseph Joubert

“Educação é aquilo que fica depois que você esquece o que a escola ensinou.”   Albert Einstein

“Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende.”   João Guimarães Rosa

           Caro professor, para não esquecermos de nossa verdadeira missão, sabendo que as sementes plantadas terão como resultado os frutos de sua qualidade, registro o meu desejo para cada um dos verdadeiros docentes e determino como regra discente o pensamento de Erasmo de Rotterdam:
"A primeira fase do saber é amar os nossos professores."

Nicolau Salerno