O mundo busca gestores dinâmicos e empreendedores e o primeiro passo para esta excelência contemporânea é o aprimoramento contínuo de suas competências e habilidades, tornando-se pró-ativo ao mercado e ao próprio mundo. Nosso objetivo é partilhar caminhos para tal."É preciso mudar, e para mudar é preciso fazer diferença, e para fazer diferença é preciso pensar diferente, e pensar diferente é quebrar paradigmas, é preciso, portanto,acreditar em si mesmo.” NHS

NOSSAS POSTAGENS

A amizade é a certeza de que não estamos sozinhos e que a felicidade é uma dádiva que deve ser dividida. ( The friendship is the certainty of that we are not alone and the happiness is a gift that must be divided.)



domingo, 19 de outubro de 2014

OUTRA VEZ O MESTRE SUASSUNA

Realizamos no dia 17 de outubro de 2014 uma nova oficina com roda de leitura sobre Ariano Suassuna na biblioteca do SESC - Nova Iguaçu.  Mais uma vez foi um momento único.  Alunos do Colégio Estadual Prefeito Luiz Guimarães, em Queimados, RJ, sob o acompanhamento das professoras Adriana Cristina Dias Marinho e Floraci Bezerra dos Santos Pereira, fizeram valer a pena ser professor. Um grupo participativo, simpático, divertido, com qualidade de leitura, integrado à Educação, disposto a fazer a diferença informativa numa manhã de sexta-feira.  Depois de conheceram um pouca da vida de Suassuna, que já vinha acompanhada de leituras individuais e coletivas, os alunos assistiram a trechos de palestra de Suassuna e de O Auto da Compadecida.  Depois fizeram leitura de trecho da Filosofia do Penetral, da obra A Pedra do Reino, e interpretaram trecho de O Autor da Compadecida.  Foram muito bons.
A biblioteca do SESC, através de suas bibliotecárias, em destaque Eliane Madeira, faz um trabalho maravilhoso com escolas, divulgando cultura de qualidade.  Esse é fator que evidencia a qualidade na Educação de um país, ou seja, dar continuidade ao conhecimento adquirido na sala de aula, de uma maneira vibrante, envolvente, criativa.  É um orgulho, como professor e como pessoa, fazer parte dessa história.
Aqui estão algumas fotos. Em destaque a última, num agradecimento do que ouvi de um aluno, entre tantas coisas bonitas que me disseram.






















Professor Nicolau Salerno

terça-feira, 14 de outubro de 2014

DIA DO PROFESSOR

Prezado Professor,
           
            Mais um Dia do Professor se faz presente em nossa história; mais um momento de reflexão e de reconhecimento.
                “Se não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro.”
D. Pedro II

Qual a importância dessa declaração do Imperador D. Pedro II? O homem se fez discípulo, o discípulo se fez mestre, o mestre se fez caminho e este encontrou o homem no seu processo de crescimento.  Ele reconheceu sua missão e retornou ao processo, porque os homens mudaram, os tempos mudaram, o mundo mudou.  Ao reconhecer a importância do professor, ou melhor, do Professor, afirma à sociedade que, em qualquer tempo, este é o profissional que prepara o mundo para todos os tempos.
Acreditando que somos ainda aquele ajuda a conduzir, “pedagogo”, e acreditando ainda mais no grupo de profissionais competentes que dividem comigo a rotina do educar, quero parabenizá-lo pelo Dia do Professor e também pelos outros dias letivos, e pelos outros mais em que se debruçou em informações e em novas técnicas para preparar uma nova aula, com o objetivo de fazer a diferença para o seu “discípulo”.
Prezado professor, orgulhe-se de sua tarefa, mostre com orgulho a profissão para quem o Imperador do Japão se curva.  Você, nós, fazemos o mundo acontecer e precisamos tornar, ou retornar, a ter o respeito que esse mundo nos exige.
Como momento de reflexão e valorização, deixo frases daqueles que acreditam em nós.  
PARABÉNS!
“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”
Cora Coralina

“O professor medíocre conta. O bom professor explica. O professor superior demonstra. O grande professor inspira.”
William Arthur Ward

“Coisa horrível é pensar ser professor quem nunca foi discípulo.”
Fernando de Rojas

“Um professor não educa indivíduos. Ele educa uma espécie.”
George Lichtenberg

“Grande professor será aquele que realiza o que ensina.”
Columbano

“Um professor é a personificada consciência do aluno; confirma-o nas suas dúvidas; explica-lhes o motivo de sua insatisfação e lhe estimula a vontade de melhorar.”
Thomas Mann
Um grande abraço,

Nicolau Salerno

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

MOMENTO DE POESIA

Publiquei em 2013 meu primeiro livro de poesias, em formato digital: "Tempo & Histórias".  Uma visão contemporânea de vários temas.  Aqui está uma poesia inédita, dedicada àquela que sempre encanta poetas e sonhadores: a lua. (A foto também é minha.)



La Luna

Quando a lua surge,
Surge a voz da fantasia,
Brilha a noite que se esquiva,
Clareia o mundo em demasia.
Surge o mistério que se esconde,
O som que silencia,
Surge como trilhos de um bonde,
Na rua que a luz acaricia.

Vem sozinha, majestosa,
Vem vibrante e com magia,
Cobre de brilho o dia,
Recolhe da noite a fantasia.
Canta nas folhas do poeta,
Encanta o ar de alquimia,
Vigia como sentinela,
Conspira ao barulho da afonia.

A lua cobre de orvalho toda a noite,
Na delicada harmonia do prazer,
Envolve cada parte num afoite,
Euforia, encanto, até lazer.
Cada parte de seu brilho é um todo,
Pois a lua é toda em toda parte,
Faz amantes sonharem em seu silêncio,
Nos seus olhos o que brilha é pura arte.

Lua, Luna, lua,
Tua pura aurora nua,
Desfaz o brilho da lua,

E o sol com seu brilho continua.